A Tecnologia Na Educação



Atualmente, aos 15 anos, curso o 1° ano do ensino médio. A escola em que estudo é particular e de alta qualidade, e o motivo de escrever sobre isto aqui no blog é simples: O professor de ecologia(Que coincidentemente administra um blog sobre isto) levou um iPad à sala de aula para exibir um vídeo; magnífico! Mas logo em seguida, outro professor entra com um Mac, mostra algumas músicas, e nos pede que enviemos uma resposta à seguinte pergunta através do Twitter: “O que é Twitter pra você”?


O que mais me impressionou foi perceber como alguns educadores já entenderam que os estudantes em sua grande maioria não são mais só consumidores de informação, eles querem participar! E se a informação tem de ser passada, que seja de forma intuitiva! A geração a que pertenço, não é como as passadas, onde os alunos sentavam e escutavam concentrados nisso, somos multitarefa, assim como alguns gadgets que nos cercam. Aos poucos, as instituições educacionais irão entender que o aluno não vai fazer a tarefa, ele vai fazer a tarefa, tirar a dúvida no Google, conferir respostas com os colegas através do MSN, dispersar informações pelo Twitter e realizar trabalhos em grupo online, cada um em sua residência, e tudo isso ao mesmo tempo, ou pelo menos, quase tudo!






E não vejo problema nenhum nisso, é quase perfeito! Mas ainda há muito à evoluir, existem projetos de mesas touchscreen conectadas à internet dentro das salas de aula, notebooks de baixo custo para crianças, lousas interativas, tablets, como o Kno, e muito mais! Agora, o iPad é realidade na sala de aula para mim, e para os alunos da escola pública? O governo precisa prestar atenção nisso!


A tecnologia nas escolas, leva à tecnologia pessoal, ou seja, quanto mais você tem acesso à tecnologia, mais você quer ter. Seguindo este raciocínio, passei a observar a grande quantidade de pessoas, tanto alunos como professores, que passaram a me procurar, perguntar, e tentar descobrir qual seria o melhor aparelho para se comprar, ou seja, quase sempre os produtos Apple. Desta forma, podemos perceber que se no Brasil, um país com mais de 50% da população vivendo em situações precárias, houve um grande crescimento no consumo destes aparelhos, tanto por jovens, como por adultos, imagine em países de 1° mundo! Onde voltamos à questão da educação, completando assim, um ciclo onde a tecnologia só tende à evoluir e inovar!



1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom!! Uau... To de boca aberta com suas palavras!!! Parabéns!

 
Copyright 2009 Blog - Victor Nunes
BloggerTheme by BloggerThemes | Design by 9thsphere